Artigos


Warning: Creating default object from empty value in /usr/home/schocair.com.br/www/modules/mod_latestnews/helper.php on line 109

Warning: Creating default object from empty value in /usr/home/schocair.com.br/www/modules/mod_latestnews/helper.php on line 109

Warning: Creating default object from empty value in /usr/home/schocair.com.br/www/modules/mod_latestnews/helper.php on line 109

5.1 Clientes sempre exigem mais

Quantas vezes saímos de uma reunião com um cliente, após fecharmos uma venda ou mesmo após termos assinado um contrato de longo prazo, com a sensação de que o cliente é nosso. De que aquela relação comercial é imutável até o vencimento do contrato.

Com base nesse acordo, fechamos contratos com fornecedores de máquinas e equipamentos, de matérias primas, contratamos mão  de obra, ampliamos nosso parque fabril.

Tudo fazemos “achando”que o cliente “está no papo”.

Nada é mais exigente do que um BOM CLIENTE!

A concorrência, ao saber dessa venda ou do fechamento desse contrato, não te dará sossego.

O mercado é muito dinâmico e provavelmente mudará ao longo da duração do contrato.

O cliente será pressionado por seus próprios clientes a reduzir seus preções durante o contrato, ou antes, mesmo de receber o seu produto ou serviço.

Seus custos, como empresa fornecedora, sofrerão alterações e sempre no sentido de aumentar, raramente, muito raramente no sentido de reduzir ou mesmo de se estabilizar.

Aquele técnico prestador de serviços que você tanto confia e  atende muito bem os seus clientes, ao saber do fechamento de um contrato importante, não hesitará em pedir aumento e agora acha que se tornou fundamental no serviço desse cliente.

O que fazer diante dessa situação?

Como atender a clientes cada vez mais exigentes?

Como fechar contrato diante de tantas incertezas?

Não acredito numa resposta simples a esse dilema uma vez que se trata de assunto complexo e nesse caso, são necessárias competências múltiplas que normalmente são encontradas dentro e fora da empresa fornecedora. O próprio cliente, os concorrentes, os fornecedores de matérias primas, os colaboradores em geral, a legislação concernente ao assunto, os potenciais novos entrantes nesse negócio, lembrando sempre que seu produto ou serviço não é único e que sempre que você abusar no preço, além da concorrência, você atrairá produtos substitutos.

Estar sempre a disposição dos clientes, conviver com eles e descobrir o tempo todo o que eles necessitam e não simplesmente o que dizem que querem é um bom hábito na atenção aos clientes.

É condição necessária, mas não é suficiente, manter um bom relacionamento com seus clientes. O bom atendimento as exigências cada vez maiores de seus clientes exigirá que você se desafie dia a dia e que sempre proponha itens e serviços novos e mais competitivos, independentemente do contrato assinado.

Isso tudo dito acima me garante a perenidade de minha empresa nesses clientes?

Lamento dizer que minha experiência me diz que não garante, mas você estará sempre à frente de seus concorrentes!

BOAS VENDAS E BONS NEGÓCIOS!

Schocair

 
Cadastre-se e receba nossos boletins informativos
Nome:
*
Insiro o nome do Contato!
 
*
Insira um e-mail válido!
Email: